portugues ingles espanhol

Atuação e Resultados

Carteiras de Identidade, de Trabalho ou de Habilitação ou até mesmo a Carteira de Vacinação ou um documento do carro já podem estar dentro do celular. Apesar dessa facilidade para o cidadão, muitos brasileiros ainda desconhecem essas alternativas ou os estados ainda não estão preparados. Para que o uso destes serviços e documentos virtuais se torne uma realidade, o Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.GOV) estabeleceu metas para que as unidades federativas se preparem e incentivem o uso desses documentos.

A meta é que a emissão desse documento impresso seja reduzida nos próximos anos, assim como a do CRLV digital. O GTD.GOV pretende que até o final do próximo ano os estados não imprimam mais os documentos de licenciamentos de veículos.

Além da popularização dos serviços nacionais, o GTD.GOV apresentou resultados voltados a transformação de serviços digitais. Foram desenvolvidos métodos para apoiar a transformação digital de serviços estaduais e para o cálculo da economia fiscal com a Transformação Digital. Para viabilizar os serviços digitais, o grupo apresentou o modelo de arquitetura genérica para as plataformas estaduais de serviços.

O GTD.GOV também procura identificar e viabilizar meios de financiamento para a implementação digital nos estados e promover uma participação mais efetiva dos governos estaduais na Rede.gov.br, que é um ambiente de colaboração, intercâmbio, engajamento, articulação e cocriação de propostas inovadoras relacionadas a temática de transformação digital no setor público, capitaneado pelo governo federal.

Iniciativas em andamento

  • Documento de diretrizes para a Governança da Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital.
  • Modelo genérico de arquitetura corporativa para plataformas de serviços digitais.
  • Plano de ação do Estados e DF para ajudar o Governo Federal a acelerar a Transformação Digital.
  • Metodologia genérica para a TD dos serviços públicos.
  • Diagnóstico da atual oferta de serviços públicos.